Clube da Madeira Nobre

Os 4 passos básicos para obter sucesso com sua floresta

Os 4 passos básicos para obter sucesso com sua floresta
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Por Everton Regatieri, diretor de vendas do Grupo Fértille

 

Sempre que o assunto florestal tem relação com Madeira Nobre, começamos a ouvir receitas e mais receitas que prometem dar certo para o êxito em um plantio das mais diversas espécies que compõe o “hall” chamado Madeira Nobre. Muitas das técnicas hoje utilizadas para madeira nobre são oriundas dos grandes maciços florestais existentes pelo Brasil de eucalipto e pinus, mas, nem sempre são completamente adequadas às espécies nobres nativas ou exóticas, pela falta de adaptação das espécies à domesticação que lhe será imposta em um plantio comercial, pela falta de profundo conhecimento nutricional de muitas espécies, pela reaclimatação da espécie em um clima que, necessariamente, não é o dela (exóticas) e também pelo pouco conhecimento dos recém-formados em engenharia florestal em conduzir plantios desta natureza – conhecimento este que não lhes é transmitido pela grande maioria dos cursos existentes no País. “Esta é a situação hoje do Brasil no que tange a Floresta de Madeira Nobre, mas temos como tentar minimizar isso” afirma Everton Regatieri, Diretor Comercial e Fundador do Clube da Madeira Nobre e Diretor Comercial do Grupo Fértille, empresa especializada em floresta de madeira nobre. Atuando especificamente no mercado de madeira nobre há seis anos, Regatieri afirma que é possível sim levar conhecimento sobre o assunto para pequenos e médios produtores e para um grande número de técnicos e engenheiros florestais. “não há segredo! Há o modo correto de se fazer”, afirma ele elencando quatro passos básicos para fazer uma floresta de madeira nobre dar certo e obter êxito;

1 – Escolha uma empresa especializada para determinar a área e o melhor local para implantar sua floresta

Ela deve ter técnicos especializados nas espécies nobres e estar diretamente ligada a este mercado. Lembre-se que ela poderá acompanhar seu plantio por muitos anos.


2 – Análise da área onde será implantada a floresta


Esse é um passo fundamental e que muitos produtores não se atentam. Solicite um mapeamentocompleto para saber as condições de climas e solos, se há condições técnicas de plantio e extração da madeira, que a análise de solo indica que a área é apta a receber uma floresta nobre que, na maioria dos casos, é mais exigente do que eucalipto ou pinus.


3 – Escolha do fornecedor de mudas e insumos

Após saber que sua área pode receber uma floresta de madeira nobre, busque no mercado um
fornecedor de mudas. Lembre-se que nem sempre o valor é diferencial para esta compra. Obtenha informações sobre as mudas já vendidas e implantadas desta empresa e faça sua compra. No caso dos insumos, a oferta é ainda maior. Solicite orientações para a empresa que vai implantar. Ela está diretamente ligada ao mercado e saberá lhe informar quais fornecedores poderão lhe auxiliar melhor.


4 – Cuide de sua Floresta de Madeira Nobre


Após plantar sua área dedique-se a ela. É mito aquela história que se planta madeira nobre, espera-se 20 anos e, quando voltar, você será um milionário. A floresta de madeira nobre demanda mais cuidados e técnicas florestais mais elaboradas. Mas valerá à pena.


Portanto, com uma empresa especializada no setor lhe auxiliando e o produtor ficando atendo a estes quatro passos básicos, ele estará muito mais próximo de conseguir êxito em seu plantio nobre.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Os 4 passos básicos para obter sucesso com sua floresta

Enviando Comentário Fechar :/