Clube da Madeira Nobre

Conheça a Biblioteca Digital Florestal

Conheça a Biblioteca Digital Florestal
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Com o crescente avanço do acesso on line em busca de informações na área florestal, o Polo de Excelência em Florestas sentiu a necessidade de criar uma biblioteca digital que reunisse e disponibilizasse, em um único meio, a produção bibliográfica florestal para professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes e demais profissionais da área.

Desta forma, foi criada a biblioteca florestal digital, um site especializado, elaborado no DSpace, um software livre usado para gerenciamento de bibliotecas e repositórios digitais, e organizado a partir da técnica da classificação facetada, um sistema que favorece a navegação e a recuperação da informação em ambientes digitais por meio do estabelecimento de uma estrutura classificatória e de categorias, isto é, facetas que funcionam como termos de exploração para os usuários buscarem o que procuram.

A criação dessa biblioteca digital envolveu: seleção e utilização de tecnologias da informação, softwares, estabelecimento de metadados, levantamento, seleção e organização de materiais bibliográficos, criação de uma estrutura classificatória e catalogação dos materiais no site da biblioteca.

O acervo é organizado em coleções: anuários estatísticos, boletins técnicos, dissertações, documentos jurídicos, jornais, livros, monografias, periódicos, teses, textos técnicos e trabalhos de eventos científicos; e dentro dessas, os trabalhos são classificados em determinadas áreas de conhecimento da engenharia florestal. Foram definidas quatro grandes áreas: Silvicultura com oito sub-áreas; Manejo Florestal, com dez sub-áreas; Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais com treze sub-áreas e Meio Ambiente com quatorze. A estrutura classificatória, bem como outras facetas, foram estruturadas para criar uma representação temática dos documentos, que é fundamental para o estabelecimento de mecanismos de busca e navegação.

Com a criação da biblioteca espera-se facilitar a disseminação do conhecimento florestal, tornando-o disponível e acessível a qualquer momento e de forma independente da localização física do usuário.

Conheça nosso site:  www.bibliotecaflorestal.ufv.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Conheça a Biblioteca Digital Florestal

Enviando Comentário Fechar :/